Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estados exigem certidão trabalhista em licitações

    Os Estados já começaram a exigir das empresas que queiram participar de licitações públicas a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. A obrigatoriedade do documento foi estipulada no ano passado pela Lei nº 12.440, em vigor desde janeiro.

    São Paulo publicou ontem o Decreto nº 57.840, que dentre outros pontos, oficializou a necessidade da certidão para empresas que participarem de concorrências do Estado. Além dele, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais também confirmaram ao Valor que já requisitam a certidão em seus processos licitatórios.

    A Lei 12.440 criou um cadastro de empresas e pessoas físicas com dívidas trabalhistas em aberto. Para ser inscrita no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, a companhia ou pessoa física deve ser condenada em processo trabalhista do qual não cabe mais recurso.

    A advogada Aldrey de Andrade Liboni, do Siqueira Castro Advogados, afirma que a medida tem abrangência nacional, pois acrescentou o artigo 642-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e modificou dois artigos da Lei de Licitações (8.666, de 1993) - ambas normas federais. Aldrey afirma que a lei, em vigor desde 1º de janeiro, é alvo de reclamações e polêmica pelo fato de ser recente. "Ela [norma] é importante, mas deixou muitas lacunas, que podem gerar, inclusive, prejuízos para as empresas" diz.

    A advogada Cristiane Grano Haik, do PLKC Advogados, também afirma que é cedo para falar sobre a eficácia da lei. "É preciso mais tempo para ver se não existem erros na colocação de nomes das pessoas nas certidões", diz.

    Na avaliação de Cristiane, a nova lei poderá ser utilizada por pessoas que desejam comprar imóveis. "Quem compra tem que se certificar que o dono não tem ações no seu nome."

    Fonte: Valor Econômico

    • Publicações3187
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estados-exigem-certidao-trabalhista-em-licitacoes/3047823

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)