Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IFPR oferece 204 vagas em cursos superiores por meio do SiSU

    Há vagas para a graduação em Ciências Contábeis no campus de Curitiba.

    Cursos são oferecidos pelo nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de janeiro, por meio do site do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

    Inicia na próxima segunda-feira (7) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), sistema informatizado pelo qual instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Paraná, o IFPR é uma das instituições que utiliza o SiSU como método de seleção dos candidatos. A instituição disponibiliza 204 vagas - 30% do total da oferta para o primeiro semestre de 2013 - em 17 cursos superiores nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá.

    Inscrições

    As inscrições no SiSU devem ser feitas exclusivamente pelo site www.sisu.mec.gov.br até o dia 11 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

    Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 14 de janeiro.

    Em 2013, 101 instituições públicas de ensino selecionam candidatos por meio do SiSU. Ao todo, são oferecidas 129.279 vagas em mais de 3,7 mil cursos de graduação.

    Ações afirmativas no IFPR

    Das vagas oferecidas em cada curso superior do IFPR por meio do SiSU, 75% foram destinadas às cotas de ações afirmativas previstas na Lei 12.711/2012 - que contempla estudantes oriundos de escolas públicas; candidatos oriundos de famílias com renda per capita menor que 1,5 salários mínimos e candidatos negros e indígenas - e aos portadores de deficiência. O candidato que deseja concorrer a uma dessas vagas deve indicar ainda no ato de inscrição em qual delas se encaixa. O perfil de cada vaga e a quantidade de vagas disponíveis em cada um estão descritos no Termo de Adesão ao SiSU, assinado pela Reitoria do IFPR em novembro.

    Além do SiSU, o ingresso de novos estudantes nos cursos superiores do IFPR se dará por meio do Processo Seletivo 2013, realizado em dezembro. Nos cursos de Licenciatura, 20% do total das vagas oferecidas foram destinadas a um processo seletivo especial que contemplou os professores da educação básica.

    Outras informações sobre os processos de seleção para os cursos superiores do IFPR estão disponíveis no site www.ifpr.edu.br/graduacao.

    Conheça os cursos superiores

    Câmpus Curitiba

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

    Bacharelado em Ciências Contábeis

    Câmpus Londrina

    Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Câmpus Palmas

    Bacharelado em Administração

    Licenciatura em Artes Visuais

    Licenciatura em Ciências Biológicas

    Bacharelado em Ciências Contábeis

    Licenciatura em Educação Física

    Bacharelado em Enfermagem

    Bacharelado em Engenharia Agronômica

    Bacharelado em Farmácia

    Licenciatura em Letras – Português/Inglês

    Licenciatura em Pedagogia

    Licenciatura em Química

    Câmpus Paranaguá

    Licenciatura em Ciências Sociais

    Licenciatura em Física

    Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial

    Fonte: IFPR

    • Publicações3187
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações512
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ifpr-oferece-204-vagas-em-cursos-superiores-por-meio-do-sisu/100274136

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)