Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mudança na forma de fazer enquadramento, desenquadramento e reenquadramento de micro e pequenas empresas.

    Copie as IN's no site do DNRC.

    Na semana que vem, com a vigência da Lei Complementar 123 /06, haverá alteração no procedimento de enquadramento, reenquadramento e desenquadramento de microempresas e empresas de pequeno porte. Antes, essa opção era manifestada no próprio contrato social. Na semana que vem a opção terá que ser feita em documento separado, conforme orientação da Instrução Normativa 103 /2007 do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).

    A instrução também aborda outros assuntos, como a dispensa de reuniões ou assembléias deliberativas das sociedades, conforme era previsto no Código Civil , que serão substituídas por deliberações dos sócios com mais da metade do capital social da empresa. Essa norma só não é válida em dois casos: quando houver disposição contratual em contrário e no caso de exclusão de sócios, em que vale a norma do Código Civil .

    A IN 103 também dispensa a empresa de publicação de qualquer ato societário.

    O DNRC editou outras duas instruções normativas para implementação da LC 123 /06, de números 104 e 105. A IN 104 define o que é nome empresarial e torna facultativa a inclusão do objeto principal no nome da empresa, o que atualmente é exigido pelo Código Civil .

    A inclusão do objeto principal no nome continua obrigatória para as empresas que não são consideradas micro ou pequenas. Também haverá necessidade de alterar o nome e incluir nele o objeto principal quando a empresa aumentar de porte e deixar de ser considerada micro ou pequena.

    Já a IN 105 detalha os procedimentos a serem feitos para comprovação de quitação de tributos e contribuições federais para arquivamento de registro de micro e pequenas empresas. Ela estabelece, por exemplo, que nos casos de extinção, redução de capital, cisão e incorporação, as empresas estarão dispensadas de apresentar certidões negativas federais.

    • Publicações3187
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações731
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-na-forma-de-fazer-enquadramento-desenquadramento-e-reenquadramento-de-micro-e-pequenas-empresas/977929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)