Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Norma orienta sobre relatório do auditor independente

    Curitiba, 12 de junho de 2014.

    O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) – Comunicado Técnico de Auditoria (CTA) 21. Aprovada pelo Plenário do CFC em reunião ordinária realizada no dia 6/6, a NBC dispõe sobre orientação para emissão de relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas do Conglomerado Prudencial das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, exceto cooperativas de crédito.

    A NBC – CTA 21 atende à regulamentação prevista na Resolução nº 4.280 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 31 de outubro de 2013, e Circular nº 3.701 do Banco Central do Brasil, de 13 de março de 2014.

    Conforme consta na Introdução da NBC – CTA 21, o art. 6º da Resolução nº 4.280 do CMN estabelece que: “As demonstrações contábeis consolidadas de que trata esta Resolução (balanço patrimonial, demonstração do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa) e suas respectivas notas explicativas, relativas às datas base 30 de junho e 31 de dezembro, devem ser objeto de exame e de relatório semestral, por auditor independente, observados os requisitos mínimos fixados pelo Banco Central do Brasil”.

    Além disso, a Introdução menciona: “Em 13 de março de 2014, o Banco Central do Brasil (BCB) editou a Circular n.º 3.701, estabelecendo procedimentos para a elaboração, a divulgação e a remessa ao BCB das demonstrações contábeis consolidadas do conglomerado prudencial. A Circular n.º 3.701 e a Resolução n.º 4.280 devem ser consideradas a respeito do seu conteúdo, das entidades a serem incluídas no consolidado do conglomerado prudencial, das divulgações requeridas e da elaboração dessas demonstrações contábeis consolidadas”.

    Conheça o conteúdo completo da NBC – CTA 21.

    NBC – CTA 21

    

     Tweetar Tweetar

    • Publicações3187
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/norma-orienta-sobre-relatorio-do-auditor-independente/123301153

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)